fbpx
Rua Carlos Fleischmann 326
mktevendas@sfautomotiva.com.br
+55 16 997887164 | 3368-3957

Fique por dentro das novidades!
SF Automotiva - Img Categoria


___ Dicas e Novidades

Caixa de marcha, tenha sempre atenção com esse item.

Caixa de marcha, tenha sempre atenção com esse item.

Quando o assunto é carro, nos deparamos com termos que podem nos ser familiares, mas nem sempre sabemos a real utilidade para o funcionamento do sistema como um todo. Nesse sentido, podemos destacar a caixa de marcha. Você sabe para que ela serve? Parece óbvio pensar que é para trocar as marchas, porém, a sua funcionalidade vai um pouco além da simplicidade do câmbio. 

A caixa de marcha, também conhecida como caixa de câmbio, é a responsável por fazer a transmissão do movimento emitido pela força do motor para as rodas. Portanto, a sua função principal é multiplicar a força para gerar a velocidade do carro. Por meio do sistema de transmissão, a caixa distribui os comandos de força, tração e torque para as rodas, de modo que elas tenham o melhor rendimento, levando em consideração o atrito e o tipo de terreno no qual estão sendo submetidas ao uso. 

O sistema de transmissão é essencial para o funcionamento do veículo, portanto, é preciso ter uma atenção redobrada à caixa de marcha e aos componentes que compõem esse sistema. Se você quer saber mais sobre os cuidados e como diagnosticar possíveis defeitos. Separamos informações importantes para você ficar sempre em dia com a caixa de marcha do seu carro e escapar de problemas. 

Os riscos com a falta de manutenção

Um carro é formado por um conjunto de peças, componentes e sistemas que formam a sua estrutura e são responsáveis pelo seu funcionamento. A manutenção preventiva do veículo é essencial para prolongar a sua vida útil e manter as peças íntegras e alinhadas para que não existam falhas durante a utilização. 

Alguns itens precisam de uma atenção especial durante o uso, já que podem apresentar sinais de desgaste excessivo causado por falhas ou peças danificadas. Esse é o caso, por exemplo, da caixa de marcha. É preciso estar sempre atento a barulhos para não ser pego de surpresa, parando em uma oficina somente quando já existe um grande problema. A falta de manutenção leva a falhas ou impedimento na hora da mudança de marcha, o câmbio fica mais duro e as posições da caixa ficam mais difíceis de serem inseridas. Sabe aquela dificuldade de passar da terceira para quarta marcha, que o câmbio enrosca e a marcha não entra? Na prática, esse é um problema comum e, muitas vezes, uma das causas é a falta de óleo. 

Os cuidados fundamentais com a caixa de marcha

Para saber quais são os melhores cuidados, é preciso entender o funcionamento do sistema, assim, as coisas se simplificam na hora de descobrir que falhas podem estar ocorrendo na transmissão. Desde o momento em que você liga o carro, o motor está produzindo movimento, o que varia é a velocidade com que o virabrequim vai girar. É a partir dessa peça que o movimento é transferido para as rodas e o carro sai do lugar. 

Daí a necessidade da caixa de marcha, que promove a conexão entre a engrenagem e o motor. Quando o motorista coloca a primeira marcha, ele passa para o sistema de transmissão que precisa de força para sair do lugar, as demais trocas de marcha servem para determinar a velocidade e potência com que o veículo irá trafegar. 

Qual a manutenção necessária para o funcionamento?

As peças são fabricadas em aço e, por isso, durante o trabalho, é preciso reduzir o atrito entre elas. Essa é a função do óleo na caixa de transmissão que, além de diminuir o impacto entre as peças, ainda lubrifica e faz a limpeza do sistema. A revisão é primordial, já que o óleo não pode estar em um nível mais baixo que o recomendado e precisa ser trocado, pois tem data de validade. Via de regra, é importante checar o nível do óleo do câmbio a cada 10 mil quilômetros ou se o motorista perceber algum tipo de vazamento. 

A troca do óleo não pode ultrapassar 50 mil quilômetros rodados ou três anos, prazo máximo da validade e tempo necessário para que esse componente não tenha mais a mesma textura e aderência sobre as peças. 

Quais são os cuidados essenciais?

A troca de óleo garante a vida útil e o perfeito funcionamento da sua caixa de marcha. No entanto, alguns fatores podem colaborar para um desgaste excessivo:

  • evite deixar o pé sobre a embreagem enquanto dirige;
  • não apoie a mão no câmbio, utilize a alavanca somente na troca de marchas;
  • evite arrancar em segunda marcha, por mais que o motor suporte, isso causa um desgaste excessivo.

Os principais defeitos no sistema

Ao dirigir o veículo, é preciso estar sempre atento aos sinais. Algumas falhas e barulhos podem significar que é hora de parar em uma oficina mecânica e verificar o desgaste das peças para evitar problemas ainda maiores. Confira alguns sinais fundamentais de que algo está errado na sua caixa de marcha: 

  • ao tentar passar as marchas, o encaixe não acontece de forma suave ou, até mesmo, as marchas não param;
  • quando existe cheiro de óleo queimado, pode ser que o fluido esteja baixo ou o óleo não esteja com a viscosidade adequada;
  • quando as marchas se desencaixam sozinhas e o carro vai para o ponto morto, principalmente na terceira marcha;
  • quando são verificadas manchas de óleo no chão, é preciso descobrir o ponto de vazamento;
  • a luz de indicação no painel permanece acesa durante o uso do veículo ou pisca esporadicamente;
  • quando o carro apresenta vibração durante a troca de marchas.
  • Diante da função essencial da caixa de marcha, a manutenção preventiva é fundamental para o bom funcionamento do carro. Alguns barulhos, falhas e perda de potência do motor podem também estar associados ao desgaste de outros sistemas. Por isso, ao menor sinal, é indicado que procure uma oficina de confiança para verificar tanto os componentes da caixa de marcha quanto demais sistemas do veículo.

Agende já sua revisão preventiva! ⚙🔧🔩🚗 ❄

Ta sem tempo? Deixa com a SF Automotiva, buscamos e levamos o seu veículo. Temos o sistema Leva e Traz.

Para mais dicas e novidades sobre o mundo automotivo, fique de olho no blog da SF Automotiva e acompanhe nosso perfil no Facebook.


15-08-2019
SUJEIRA EM EXCESSO PODE TRAZER PREJUÍZOS

14-08-2019
Cuidados Com O Seu Carro: Limpeza De Bicos

12-08-2019
5 Peças De Carro Que Você Precisa Ficar Em Constante Atenção




Solicite um orçamento
(16) 99788-7164

Rua Carlos Fleischmann, 326 13570-380 São Carlos/SP

Segunda a sexta-feira,
das 7h40 às 18h00

sfmecanicaautomotiva

SF Consultoria Automotiva - Todos os direitos reservados.
SF Automotiva


Top