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Cuidados Com O Seu Carro: Limpeza De Bicos

Cuidados Com O Seu Carro: Limpeza De Bicos

Você sabe que a boa manutenção do veículo se faz necessária e é o que garante o bom desempenho do mesmo, apesar disso, há alguns serviços na parte da manutenção que são meio controversos, como a limpeza de bicos, por exemplo.

Nem todo proprietário, assim como nem toda montadora, acha necessária essa limpeza, mas é bom que se saiba que, dependendo de algumas variáveis, ela se faz necessária, sim. A polêmica em torno desse serviço é pelo fato de não se saber quando tem mesmo que fazer a limpeza de bicos ou se é pura enganação – mas uma coisa precisa ficar bem clara: o serviço funciona, desde que se tenha conhecimento de que é realmente necessário e não seja feito a esmo, como uma grande parte dos mecânicos fazem.

Além disso, há formas de identificar se uma limpeza de bicos é necessária, tanto pelos “sintomas” do carro quanto pelo Teste de Vazão, que o reparador pode fazer.

Cuidados com o seu carro: limpeza de bicos

Abastecer sempre em postos de bandeiras conhecidas pode evitar problemas com os bicos injetores

O que o proprietário do veículo deve saber é que o ideal é que esse serviço seja considerado em último caso, depois de revisados motor, sistema de ignição e injeção.

Bico injetor ou válvula injetora

Em primeiro lugar, o proprietário de veículo deve saber a que exatamente se relaciona a limpeza de bicos: ao bico injetor ou válvula injetora, que é uma válvula eletromagnética que funciona a partir do movimento de um induzido, que é uma agulha de válvula, pelo efeito do campo magnético que é produzido por uma bobina.

A sua função é injetar o combustível, que deve ser utilizado no tempo de combustão do motor, mas o importante é a forma com que esse combustível é injetado: deve ser de forma pulverizada, para que a mistura com o ar seja homogênea e que não haja perda de combustível.

O que acontece é que as válvulas injetoras podem entupir, pois como ficam bem próximas ao cabeçote, que é a região mais quanto do motor, elas ficam expostas a níveis bastante altos de temperatura e quando o motor é desligado, a gasolina que fica nos bicos ficam em contato com ar e calor e oxida, produzindo uma goma em seu interior e conforme a temperatura do motor vai diminuindo, essa goma vira verniz. Esse verniz é a causa de entupimentos, travamentos podendo até queimar bicos, válvulas e a bomba de combustível.

Como identificar a possível necessidade de uma limpeza de bicos

Um dos primeiros e o mais comum dos sintomas é a marcha-lenta irregular, seguida de perda de força na arrancada e falhas (que também podem ser fatores atribuídos a outras falhas). Esse é aquele momento em que os reparadores vão direto à limpeza de bicos, sem mesmo verificar outras possibilidades.

Um indicativo de que o problema é nas válvulas e que a maioria dos carros tem: o aviso no painel (a luz do símbolo de injeção fica ligada).

Um ponto importante a ser observado: as montadoras têm apontado para as válvulas injetoras atuais e que estão vindo nos novos modelos, elas são mais resistentes à formação de goma e também auto-limpantes, por esse motivo as montadoras não recomendam a limpeza de bicos.

Como é feita a limpeza de bicos

Essa limpeza pode ser feita na máquina de limpeza de bicos por ultrassom ou pela aplicação de um produto específico, que é colocado na linha de combustível (na flauta) e o motor então é ligado, para que haja a ação do produto nos bicos. Esse produto diluirá a goma que está incrustada na válvula injetora, que é expulsão assim que a válvula abre e mais tarde é queimada na câmara de combustão.

Como evitar o problema?

Há algumas dicas que podem ajudar a evitar esse problema e evitar também gastos desnecessários com uma possível limpeza de bicos:

  • Procurar abastecer sempre em postos de bandeiras conhecidas;
  • Não atrasar nas manutenções preventivas;
  • Trocar o filtro conforma manda o manual do carro, a cada 5.000 km;
  • Se possível, utilizar a gasolina aditivada.

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