fbpx
Rua Carlos Fleischmann 326
mktevendas@sfautomotiva.com.br
+55 16 997887164 | 3368-3957

Fique por dentro das novidades!
SF Automotiva - Img Categoria


___ Dicas e Novidades

Tipos de Revisão Automotiva

Tipos de Revisão Automotiva

Durante a revisão automotiva, são realizados processos que objetivam avaliar as condições gerais de bom funcionamento do veículo, bem como aumentar a sua vida útil e garantir que obtenha uma boa performance nas vias.

Pode-se, dessa maneira, dividir as revisões em três tipos: corretiva, preditiva e preventiva.

Caso você não saiba do que tratam especificamente, pode ficar tranquilo, pois explicaremos tudo o que você precisa saber sobre cada uma.

Manutenção Corretiva

Como já indicado pelo nome, este tipo de manutenção tem em vista corrigir imediatamente algum problema que esteja comprometendo o funcionamento do veículo.

Ou seja, alguma peça estragou ou o veículo não está funcionando corretamente e você precisa levá-lo ao mecânico para que realize o conserto.

Geralmente, as manutenções corretivas não são programadas, ocorrem de surpresa e às pressas, fazendo com que você passe parte do seu dia ou, até mesmo, dias sem o veículo e desembolse um valor considerável, o qual geralmente está fora do seu orçamento mensal.

Porém, este tipo de revisão só é necessário se você não realiza as demais manutenções.

Manutenção Preditiva

Esta categoria de manutenção consiste no acompanhamento periódico do veículo por meio de inspeção e monitoramento.

A manutenção preditiva busca prever as possíveis falhas que o veículo pode apresentar e, assim, permite que você programe os reparos e ajustes antes que os veículos apresentem problemas.

Para que você possa compreender melhor, um dos procedimentos desse tipo de revisão é a análise do óleo, que pode indicar irregularidades ou desgastes a partir da presença de elementos contaminantes.

Com a análise do óleo é possível verificar, por exemplo, problemas no motor e a viscosidade, a qual é essencial para determinar o bom funcionamento do veículo.

Para a manutenção preditiva, quatro pontos devem ser considerados: análise de vibrações (vibração no volante ou na caixa de direção), análise dos óleos, análise do estado das superfícies e análise estrutural.

O condutor que se preocupa em realizar este tipo de manutenção sabe exatamente o que o carro pode apresentar e, consequentemente, evitará gastos com a manutenção corretiva.

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva, assim como sugere, previne você de enfrentar problemas sérios com o seu veículo, ou seja, aqueles problemas de difícil resolução e que pesam no bolso na hora de solucioná-lo.

Esta, inclusive, é umas das manutenções mais baratas e mais importantes, uma vez que evita o agravamento de tais problemas.

É imprescindível que alguns itens do veículo sejam verificados neste tipo de revisão, como, por exemplo, o fluido de freios.

Separei, abaixo, para que você possa saber, alguns dos itens que devem ser revisados na manutenção preventiva. Acompanhe!

  • Alinhamento e calibragem dos pneus: os pneus são itens essenciais para o funcionamento e saúde do veículo. Para que você tenha segurança e conforto, este item precisa estar sempre em dia. O aconselhável é que você faça a calibragem 2 vezes ao mês e tenha o hábito de realizar o alinhamento e balanceamento, a fim de evitar desgastes e garantir a estabilidade do veículo.
  • Suspensão: tendo em vista as más condições das ruas e vias brasileiras, geralmente cheias de buracos, a suspensão é um item muito importante na hora do check-up. Esta revisão corrige os pontos de fixação do seu veículo. Dessa maneira, revisar o sistema de suspensão inclui a inspeção dos amortecedores, molas, terminais, bandejas, entre outros itens que estão interligados.
  • Fluido de freio: o fluido do freio transmite a pressão do pedal até as rodas. Logo, é um dos itens mais importantes na hora da manutenção preventiva. É preciso que você dê uma atenção especial a essa parte do veículo para não sofrer nenhum tipo de acidente.
  • Troca de óleo: o óleo é um item que garante o bem-estar do motor, ou seja, o mantém lubrificado, bem como as demais peças do veículo. É aconselhável que você verifique constantemente o nível de óleo do seu veículo a fim de evitar problemas.

As vantagens de você realizar a manutenção preventiva consistem em mais segurança para você e, consequentemente, para o trânsito; mais economia para o seu bolso, visto que evitará que os problemas se agravem; além, é claro, da garantia de proteção contra a desvalorização do seu veículo.

Além dessas categorias de revisões que apresentei a você, é importante que semanalmente você peça ao frentista do posto onde abastece para verificar a água e o óleo do veículo, ainda mais se o seu carro for usado.

Quanto aos carros usados ou seminovos, é importante que haja um cuidado maior.

O fato de o veículo ter passado por outros proprietários ou até mesmo por ser mais antigo, exige de você uma atenção maior para que obtenha um bom desempenho.

Para mais dicas e novidades sobre o mundo automotivo, fique de olho no blog da SF Automotiva e acompanhe nosso perfil no Facebook.


15-08-2019
SUJEIRA EM EXCESSO PODE TRAZER PREJUÍZOS

14-08-2019
Cuidados Com O Seu Carro: Limpeza De Bicos

12-08-2019
5 Peças De Carro Que Você Precisa Ficar Em Constante Atenção




Solicite um orçamento
(16) 99788-7164

Rua Carlos Fleischmann, 326 13570-380 São Carlos/SP

Segunda a sexta-feira,
das 7h40 às 18h00

sfmecanicaautomotiva

SF Consultoria Automotiva - Todos os direitos reservados.
SF Automotiva


Top